MUSA

A cerimonia da ata de fundação do Museu das Águas de Porto Alegre (MUSA) foi realizada no dia 22 de março de 2015, dia Mundial da Água, no Centro Cultural Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.
A ideia do museu é muito antiga e ganhou força em 25 de novembro de 2009 na primeira reunião de uma equipe multidisciplinar para discutir espaços de uso público e ambiental para a Orla do Guaíba. Nesse grupo de discussão, depois denominado Comitê Multidisciplinar de Planejamento Urbanístico da Orla do Guaíba, foi apresentada a ideia do Museu das Águas de Porto Alegre.
A missão do MUSA é ser um espaço de interação e informação sobre a água e o ambiente natural, através da história, educação e arte, incentivando a sociedade a refletir e debater soluções para a gestão das águas.
O museu terá três eixos:
Eixo Educativo: onde o tema será desenvolvido em seus diversos aspectos sob forma de modelos reduzidos e maquetes, jogos, instrumentos audiovisuais, programações com escolas, cursos, seminários e pesquisas universitárias.
Eixo Histórico: onde serão preservados artefatos e documentos relacionados com a historia da água e de seus usos.
Eixo Artístico: espaço para receber obras produzidas por artistas nas artes visuais, literatura, música, dança, vídeo, nos mais variados formatos, suportes, propostas e concepções, enfocando o tema do museu em seus diferentes aspectos; assim como fomentar a produção dessas obras através de concurso, cursos, oficinas etc.
Os eixos não deverão ser estanques, mas dinamicamente interligados e integrados.
No dia 22 de março de 2012 foi realizada a cerimonia de assinatura das entidades apoiadoras do MUSA durante uma trajetória simbólica, no barco Cisne Branco, no Lago Guaíba, na qual o prefeito José Fortunati se comprometeu a indicar uma área para a construção arquitetônica do museu.
Embora haja duas indicações, uma próxima ao Anfiteatro Por do Sol e a outra no eixo monumental do parque Marinha do Brasil, baseadas nos estudos realizados pelo arquiteto e urbanista Marcelo Allet, a prefeitura ainda não indicou a área.
Neste tempo a Comissão Pró-Museu das Águas de Porto Alegre, participou de eventos relacionados com a água, por meio de palestras, seminários e exposições com obras de artistas visuais gaúchos.
Em 23 de agosto de 2013 foi criada a Associação Amigos do Museu das Águas de Porto Alegre (AMUSA).
Já concluímos os estudos sobre o escopo do museu, foram concluídos estudos sobre a área arquitetônica do MUSA.
Precisamos da definição da prefeitura para que o Instituto dos Arquitetos do Brasil – RS (IAB/RS) possa organizar um concurso nacional para a criação do prédio. O MUSA será um museu público que deverá ter também patrocinadores privados.
Esperamos e desejamos que esta definição ocorra brevemente e que possamos ter, futuramente, mais um ícone na orla do nosso maravilhoso Guaíba.
A disponibilidade limitada da água frente a usos cada vez mais diversificados e crescentes é um tema que vai se tornando prioritário na pauta dos governos e da opinião pública de todo o mundo. A água é responsável por todas as formas de vida no nosso planeta.

Confira todas as informações no site oficial do museu e na página do Facebook

link

https://museudasaguasdeportoalegre.wordpress.com

face

https://www.facebook.com/pages/Museu-das-Aguas-de-Porto-Alegre-MUSA