A criação de Zoravia Bettiol nas fotografias de Gilberto Perin

A criação de Zoravia Bettiol nas fotografias de Gilberto Perin
no Café do MARGS a partir de 13 de outubro.

Foram algumas semanas acompanhando o desenvolvimento da série “Musas” que Zoravia Bettiol realizou para publicar um livro – ainda inédito – com textos de Carlos Urbim. Durante o tempo em que o fotógrafo Gilberto Perin esteve próximo da artista ficou registrado não só o trabalho de Zoravia Bettiol mas a sua intimidade criativa, a concentração, os pequenos movimentos, a sutileza do olhar, o tempo entre uma pincelada e outra.

No Café do MARGS (Praça da Alfândega, s/n, Centro Histórico de Porto Alegre), de 13 outubro a 20 de novembro, o curador Fábio André Rheinheimer reúne em “Zoravia – A Construção da Poesia” uma pequena parcela das fotografias desse período retratado por Gilberto Perin. São nove fotografias de 1,20mx0,80m, em preto-e-branco, onde a atmosfera criativa de Zoravia Bettiol é o centro da mostra que homenageia os 60 anos de arte e 80 anos de vida dessa artista sempre atuante.
Segundo Gilberto Perin, “quando revejo as fotografias que fiz, tenho a sensação de espionar um momento secreto de quem está criando. Esse tempo único e intenso fica impresso no olhar, na tensão dos gestos, no jeito de utilizar os pincéis, na mistura das cores. Tudo contrastado com a suavidade do olhar de Zoravia”.

A artista trabalhava num pequeno quarto da sua casa pintando tanto durante o dia como no começo da noite. Para Gilberto Perin, “ela é cheia de energia, uma doce energia que vai do lirismo a seu ativismo político-social. A arte de Zoravia não tem uma direção única, vai para onde a sua cabeça e o coração apontam. Traços, ideias e pinceladas são vivas, sem concessões, com a energia de quem passa dos 80 anos em constante engajamento”.

Abertura: 13 de outubro de 2016, das 16 às 18h30min.
Local: Café do MARGS.
Exposição: 14 de outubro a 20 de outubro de 2016.
Terças a domingos: 10 às 19 horas.
MARGS: Praça da Alfândega s/n – Porto Alegre – RS.
Apoio: Instituto Zoravia Bettiol.